I Encontro Regional de Luta pela Educação Inclusiva (ERLEI)
(Organização NAPNE - IFSul, campus Passo Fundo)
** Certificado de participação com 10h - emitido automaticamente no final do evento.
Objetivo
Promover um encontro de professores de atendimento educacional especializado, coordenações pedagógicas, representantes de associações e entidades, bem como demais interessados, para uma momento de reflexão e diagnóstico sobre a educação inclusiva na nossa cidade e região.
Objetivos específicos
- Trazer para Passo Fundo 4 palestras sobre os principais públicos da educação inclusiva: deficiências, transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação e Transtornos de Aprendizagem Específicos;
- Promover a integração dos profissionais da educação inclusiva e fortalecer a cultura do debate, reflexão e atualização;
- Fazer uma avaliação diagnóstica das necessidades e dificuldades enfrentadas pelas escolas e/ou profissionais, pelas pessoas com necessidades específicas e pelas entidades/organizações;
- Produzir e publicar um relatório constando as necessidades e dificuldades identificadas na avaliação diagnóstica.
Justificativa
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. A data foi instituída pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e tem por objetivo articular a defesa da educação como direito de todos e todas.
"O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva serve para reafirmar a defesa de uma educação verdadeiramente inclusiva, que tenha como referência aqueles que têm sido reiteradamente excluídos dos sistemas de ensino: negros, meninas, homossexuais, índios, populações em situação de rua, adolescentes autores de ato infracional, crianças e jovens que constituem o público-alvo da Educação Especial." (CFP, 2018)
Disponível em https://site.cfp.org.br/tag/educacao-inclusiva/
Avaliação Diagnóstica da Educação Inclusiva em Passo Fundo e Região.
Um dos objetivos do I ERLEI, é fazer uma avaliação diagnóstica imparcial da educação inclusiva da cidade e região. Para isso, propomos um formulário (link abaixo), que poderá ser respondido pela comunidade envolvida e pessoas interessadas.
O formulário pode ser respondido por:
- Professor(a) de AEE;
- Professora(or) de sala regular;
- Coordenação ou Direção;
- Pessoa com deficiência/necessidade específica ou familiar;
- Entidade, associação de apoio ou profissional liberal.
Após o evento os dados coletados serão analisados e sistematizados pela equipe organizadora do evento. A partir desta análise será produzido um relatório indicando/relatando as informações encontradas na análise.
O relatório será um documento de consulta pública disponibilizado neste site. Cópias físicas deste relatório serão entregues às secretarias de educação do município, tanto municipal quanto estadual.
Para garantir a participação de todos e todas as respostas do formulário serão anônimas.
Considerações gerais sobre o formulário:
- Não é necessário participar do encontro para responder este formulário;
- Os registros descritivos devem ser feitos com clareza e objetividade;
- Está configurado para aceitar várias respostas;
- Será fechado para respostas no dia 17/04/2023.
CRONOGRAMA
Período | Atividade |
---|---|
A partir da abertura das inscrições até o final do evento. | Preenchimento do formulário Avaliação Diagnóstica da Educação Inclusiva em Passo Fundo e Região. |
A partir da semana seguinte ao evento com prazo de 15 dias para finalização | Sistematização e produção do relatório com os apontamentos. Revisão do relatório para publicação. |
A partir da finalização do evento com prazo de 15 dias. | Entrega do relatório produzido às secretarias de ensino e aos órgãos competentes. Entrega do relatório à comunidade escolar por meio de publicação. |